BLOGS DO PORTAL TERRAS POTIGUARES NEWS

sábado, 29 de janeiro de 2011

A SITUAÇÃO DA COTOMICULTURA MUNDIAL

O algodão é produzido em mais de 60 países no mundo, sendo que somente cinco deles, China, Índia, Paquistão, Estados Unidos e Brasil, dividem 79,0% da produção, ou seja, cerca de 20,0 milhões de toneladas produzidas na safra 2007/08, de um total de 25,35 milhões de toneladas. Além disso, esses cinco países contam com 71,0% da área plantada, que foi de aproximadamente 33,3 milhões de hectares nesse último ano (USDA, 2008).

O volume total de exportações na safra 2007/08 foi de aproximadamente 8,9 milhões de toneladas, sendo que somente a China importou 3,1 milhões de toneladas, sagrando-se como maior importador mundial, seguido da Turquia, com um volume de compras bem menor, próximo a 760 mil toneladas.

Os Estados Unidos tiveram uma grande diminuição de sua produção na safra 2007/08 em relação ao ano anterior, uma queda de cerca de 10,9%, ou seja, 518 mil toneladas. Também para a safra 2008/09, estimativas apontam para uma significativa queda da área plantada norte-americana, devendo ser 20% menor do que a área cultivada em 2007/08, com uma diminuição de até 850 mil hectares.

Em todo o mundo, em média 29 milhões de hectares de algodão são plantados todos os anos, sendo quase 90% desse total no hemisfério Norte e somente 10% no hemisfério Sul.

O consumo é esperado em 27,7 milhões de toneladas para 2008/09, um aumento de 600,0 mil toneladas em relação à safra 2007/08. Exportações deverão ser um pouco maiores na safra 2008/09 em relação à efetuada em 2007/08, chegando a 8,9 milhões de toneladas.

Em relação à produtividade mundial de algodão em fibra, a média do ano de 2007/08 foi de 782 kg/ha. Entre os produtores mais significativos, as maiores produtividades foram obtidas, em ordem decrescente, por Austrália, Brasil, China, Síria, México e Turquia que tiveram médias superiores a 1.000 kg/ha de fibra.

O maior produtor mundial de algodão é a China, com cerca de 7,8 milhões de toneladas produzidas na safra 2007/08, além de ser o maior consumidor e importador mundial da fibra, com importações que devem representar 35,2% de todo algodão comercializado e um consumo total de 11,4 milhões de toneladas, cerca de 42,2% de todo algodão utilizado no mundo, sendo a principal potência mundial do setor, tendo enorme influência na cotonicultura mundial.

A cotonicultura representa para o Brasil uma das mais importantes atividades agrícolas, ocupando um lugar de destaque pelo valor de seus produtos no mercado interno como matéria-prima para a indústria e no externo pela exportação de fibras. O país está colocado entre os seis grandes produtores mundiais, sendo o maior do hemisfério Sul.


Fonte: Promoalgo

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Quem sou eu

Minha foto
Marilia Jullyetth Bezerra das Chagas, natural de Apodi-RN, nascida a XXIX - XI - MXM, filha de José Maria das Chagas e de Maria Eliete Bezerra das Chagas, com dois irmãos: JOTAEMESHON WHAKYSHON e JOTA JÚNIOR. ja residi nas seguintes cidades: FELIPE GUERRA, ITAÚ, RODOLFO FERNANDES, GOVERNADOR DIX-SEPT ROSADO e atual na cidade de Apodi. Minha primeira escola foi a Creche Municipal de Rodolfo Fernandes, em 1985, posteriormente estudei em Governador Dix-sept Rosado, na no CAIC de Apodi, Escola Estadual Ferreira Pinto em Apodi, na Escola Municipal Lourdes Mota. Conclui o ensino Médio na Escola Estadual Professor Antonio Dantas, em Apodi. No dia 4 de abril comecei o Ensino Superior, no Campus da Universidade Fderal do Rio Grande do Norte, no Campus Central, no curso de Ciências Econômicas. Gosto de estudar e de escrever. Amo a minha querida terra Apodi, porém, existem muitas coisas erradas em nossa cidade, e parece-me que quase ninguém toma a iniciativa de coibir tais erros. Quem perde é a população.

OESTE NEWS

OESTE NEWS
A SUA ENCICLOPÉDIA DIGITAL, COM 10 BLOGS E 655 LINKS